sábado, 1 de outubro de 2011

Je t'aime moi non plus!




Rio de Janeiro, Rock in Rio, andanças, gripe, trabalhos da faculdade feitos na madrugada e saudade. Esse é um resumo não muito confiável da minha viagem ao Rio, que ainda não acabou. Por isso, estou postando daqui, em plena Ilha do Governador, usando o computador alheio. Dessa vez, irei comentar sobre "Gainsbourg - O Homem que Amava as Mulheres (Gainsbourg - Vie héroïque)", um filme francês que assisti na quinta passada no Dragão do Mar com a companhia deliciosa da Taís Monteiro. Essa mesma que fala sobre fotografia. Após o filme fomos eu, Taís, Filipe e Sérgio ao Pitombeira beber e conversar. No meu caso, conversar mais do que beber. Cerveja não me apetece. Bom, essa foi a minha despedida intimista antes de viajar para o Rio no dia posterior.
O Homem que amava as mulheres é um filme de 2010 que conta a vida do compositor e cantor Serge Gainsbourg. Pode até ser que vocês não o conheçam por nome, mas aposto que conhecem a música mais famosa dele, mesmo sem o saber. Quem nunca ouviu falar da música Je t'aime moi non plus? Pois é, é composição dele.
Eu particularmente gostei do filme. Achei interessante a empreitada do diretor (Joann Sfar). A história da vida e carreira musical de Gainsbourg é, sem dúvida, o alicerce do filme. No entanto, o filme transborda, por assim dizer, de licenças poéticas. Explico, disse isso porque há momentos em que não se sabe se em certos momentos tudo não passa da imaginação e delírio de Serge ou se realmente está acontecendo. Grande exemplo disso é o alter-ego de Serge chamado senhor Filipus. Esse eu lírico não só interagi com ele como também com outros personagens da trama. Assim, a dúvida é implantada profundamente no espectador. Pega-se desde a infância em plena 2ª Guerra Mundial, passando pelo período de sucesso na década de 60 até a sua morte na década de 90.
A trilha sonora é toda construída com músicas do próprio artista, o que é de se esperar. Não entendo muito de fotografia (nada para falar a verdade), mas lembro da Taís comentar que a direção de fotografia do filme estava impecável. Com a minha opinião de leigo, digo que também achei bem bonito. Outro crédito é a respeito do ator (Éric Elmosnino) que faz o Serge. Além de se parecer muito fisicamente, a sua atuação é impecável. As atrizes que fazem as suas amantes também estão ótimas nas suas atuações, apaixonei-me por todas.
No mais, é um filme bonito que conta a história de uma personagem polêmico de uma forma sem amarras e proibições, assim como foi sua própria vida. Vida essa que contou com quatro amores avassaladores, música, álcool, cigarro e mulheres. Não respectivamente nessa ordem de importância...


O Homem que Amava as Mulheres (Gainsbourg - Vie héroïque) 2010


Um comentário:

  1. Nas minhas andanças pelo Dragão do Mar, eu tinha visto o pôster e fiquei muito afim de ir. Belos amigos vcs são, hein?

    Mimimis à parte, o cara foi uma figura, logo, o filme merece ser assistido.
    Um dia eu assisto.

    ResponderExcluir