segunda-feira, 24 de outubro de 2011

No te gustas el Rock Latino? No creo!


Depois de uma semana bem latina (sem alusão alguma ao cantor da vergonha alheia) no Festival UFC de cultura e em uma festinha promovida na minha casa com a temática, confesso que tenho uma nova paixão músical. Se é difícil adimitir que gosto de músicas com ritmos latinos, quando o rock entra nesse universo parece ficar mais fácil.
Ai você me pergunta: essa mistura dá certo? A banda uruguaia "El cuarteto de nos " mostra que sim! Letras bem elaboradas são uma marca da banda, o que é muito bem exemplificado pela canção "Ya no sé qué hacer comigo".



Para os que gostam de ritmos mais dançantes, o famoso cantor "Juanes" mostra como as guitarras e os ritmos latinos são bem empregados em letras "calientes"!


Mas a língua espanhola, por si só, já é um elemento latino e diferencial para o rock. A banda mexicana Maná mostra que, mesmo em musicas de pop rock bastante tradicional, como "Arde el Cielo", guarda-se um elemento latino essencial: a voz inconfundível de Fernando Olvera.


Mas quem disse que um bom rock latino precisa ser cantado em espanhol? A música "Smooth" se utiliza de pianos de bolero e percussões latinas, mas o rock é marcado na bateria, nas frases de guitarra de Carlos Santana e na voz carregada de Rob Thomas.


Com tudo isso, dá pra ver que não é preciso ir muito longe pra se buscar um rock dançante e de qualidade. A América Latina, nesse aspecto, anda muito bem, sabendo aliar suas raízes musicais a música além de suas fronteiras.



3 comentários:

  1. A música latina é fenomenal!! Adoro de paixão Juanes e Carlos Santana - inclusive "Smooth" é há anos uma das minha músicas favoritas.
    E olha que nem foram citados os gêneros mais pops e comerciais, que, para o "bem ou para o mal", têm o seu valor e até qualidade. prontofalei!

    ResponderExcluir
  2. Então, Luiza, quis puxar mais pro rock que eu conheço! Você tá se referindo à linha tipo Rick Martin e Shakira?

    ResponderExcluir
  3. Eu pensei mais em Shakira, mas tem o Rick Martin mesmo. E falando nisso, a Jennifer Lopez também é caribenha (descendente, mas é) e, como o pessoal falou de novelas mexicanas hoje, eu lembrei da Thalía (aheauheuheuah), Paulina Rubio e, em homenagem à Aimêe, Rebeldes (kkkkkkkkkkkkk). Mas essas são as músicas comerciais. Agora, música boa, tem os irmãos Jesse y Joy , Julieta Venegas, Alejandro Sanz (é...) e Daddy Yankee (acho massa, vô nem mentir).

    ResponderExcluir