quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A Copa é nossa.


Eu seu que hoje eu poderia falar do Pan-Americano do México, mas acho que eu não teria nada a acrescentar. A transmissão da Rede Record não é das melhores, o papelão da Rede Bobo (opa, Globo) que infelizmente não está dando a mínima importância ao evento porque não tem os direitos de transmissão. Nada de novo na mídia brasileira.

Mas hoje a (Dona) FIFA fez o anúncio oficial das cedes e horários dos jogos da copa de 2014 e Fortaleza, não ficou de fora. A nossa capital receberá 4 jogos da fase de grupos, 1 da fase de oitavas e 1 jogo das quartas, podendo receber até dois jogos da seleção da CBF além de ser sede de uma das semi-finais da Copa das Confederações.

Um ponto intrigante do calendário elaborado pela entidade máxima do futebol é o fato da seleção da CBF só jogar no Maracanã se chegar à final do torneio, o que , se acontecer, não vai ser nenhuma surpresa. Mas isso não é tudo com fim da ideia, que viria muito a calhar, da regionalização. A ideia era que, por exemplo, uma seleção jogasse toda a primeira fase no Nordeste ou somente no Sul do país, onde as temperaturas são mais baixas nos meses de junho e julho. Só que a tal ideia foi por água abaixo.

No total de todos os times, serão percorridos 90735 km em solo brasileiro durante as competições, o equivalente a mais de duas voltas ao mundo. Isso se forem realizados voos diretos, sendo que a maioria deles não existem hoje em dia. Talvez grandes seleções consigam fretar voos, mas para o torcedor, atualmente, ir de Manaus a Recife, por exemplo, exige fazer até quatro escalas.

Veja quantos e quais jogos cada uma das 12 cidades-sede receberá durante a Copa de 2014:
Fortaleza - 6 jogos
4 de 1ª fase (1 jogo do Brasil)
1 de oitavas de final
1 de quartas de final

Rio de Janeiro - 7 jogos
4 de 1ª fase
1 de oitavas de final
1 de quartas de final
Decisão

Brasília - 7 jogos
4 de 1ª fase (1 jogo do Brasil)
1 de oitavas de final
1 de quartas de final
Disputa do 3° lugar

São Paulo - 6 jogos
Abertura (jogo do Brasil)
3 de 1ª fase
1 de oitavas de final
1 de semifinal

Belo Horizonte - 6 jogos
4 de 1ª fase
1 de oitavas de final
1 de semifinal

Salvador - 6 jogos
4 de 1ª fase
1 de oitavas de final
1 de quartas de final

Porto Alegre - 5 jogos
4 de 1ª fase
1 de oitavas de final

Recife - 5 jogos
4 de 1ª fase
1 de oitavas de final
Manaus - 4 jogos
4 de 1ª fase

Cuiába - 4 jogos
4 de 1ª fase

Natal - 4 jogos
4 de 1ª fase

Curitiba - 4 jogos
4 de 1ª fase

Sinceramente, eu acho fantástica a possibilidade de assistir um jogo de copa do mundo envolvendo a seleção brasileira dentro meu estado, mas nem tudo é festa e sempre ficam aquelas velhas preocupações. Serão gastos, pelo menos R$ 518.606.000,00 com as reformas no Castelão, fora todas as outras obras estruturais que serão realizadas somente para receber a Copa do Mundo da (Toda podorasa) FIFA.

Alguns empreiteiros afirmam que são necessários 30 meses para a construção de um estádio e alguns que serão somente reformados ainda se encontram em fase de demolição, enquanto que no "Itaquerão", estádio do Corinthians, nem uma única coluna foi erguida e tudo que se pode ver no terreno é o barro e duas traves, postas ali para pelo menos servir de lembrete que ali será realizada a abertura da Copa.

Mas quem quiser assistir aos jogos vai ter que botar a mão no bolso e tirar o dinheiro da carteira, não esperem preços baixos, pois como já dizia o Deputado/Comentarista Romário, a copa é no Brasil, mas não é para os brasileiros. Os ingressos deverão ficar na faixa dos 300-400 reais, se não mais caros.

A Copa é nossa, mas vai valer a pena o esforço?

Nenhum comentário:

Postar um comentário