segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Mostra de Bandas Universitárias UFC - Bandas para todos os gostos (até pros piores)




Nas últimas quinta e sexta feira aconteceu a Mostra de Bandas Universitárias da UFC que muito revelou o nosso cenário músical universitário. Não tive a oportunidade de acompanhar todas as bandas, mas pelos shows que assisti pude perceber como as bandas caminham em construções musicais que vão de um extremo à outro, isso é, da inovação à mesmice, da criatividade ao "sem sal".

Das 16 bandas, 8 terão a oportunidade de tocar no Festival de Cultura UFC e foram selecionadas com base em critérios como performance de palco, arranjos musicais e interação com o público avaliados por um júri específico aliado à votação do público. E aqui vai o meu elogio à pelo menos, 4 bandas selecionadas: Sátiros, The Blues is On the Table, Selvagens à procura de lei e, principalmente, Galáctico Papa.

Tivemos bandas, me perdoem a expressão, fraquíssimas! Vitalize, a banda que se apresentou na sexta, no Bosque Moreira Campos, era mais uma banda modelo "Malhação", com um Pop Rock pobre em arranjos e uma performance muito tímida, isso sem falar na pouquíssima interação com o público.


Por outro lado, a banda Galáctico Papa surpreendeu em todos os aspectos. Ótima performance, singular, na verdade! Trajes totalmente desconexos revelam que a banda fez o que deu na telha, mostram atitude como poucas bandas tem, sem falar na ousadia das músicas com arranjos musicais que vão do funk ao black metal. Vale ressaltar também que a interação com o público sensacional, principalmente na música PICI UNIFOR. Sem dúvida, uma das bandas que mais merecia estar no festival!



E assim segue nossa música: enquanto uns fazem com que ela surja de si mesmos, outros nem a fazem surgir ou, se isso fazem, possuem modelos pré-concebidos que insistem em respeitar, mesmo não estando sujeito à exigências mercadológicas.

2 comentários: