segunda-feira, 3 de outubro de 2011

I'm with you - Novas guitarras, velhos ritmos no som do Red Hot Chili Peppers


O Red Hot Chili Peppers deixou marcas na minha adolescência e, acredito, na de muita gente, com o célebre álbum Californication, que marcou uma fase da banda de grandes hits, como a própria Californication, Otherside e Scar Tissue. Um álbum que, eu diria, faz parte do nosso repertório "nostálgico", principalmente quando percebemos que os Peppers até agora não fizeram nada parecido.

Após o quase total fiasco que foi o álbum Stadium Arcadium (2006), com 4 músicas que se salvam (Tell me Baby, Hump the Bump, Dani California e Snow), em meio às 28 do álbum duplo, a banda vem com uma proposta diferente, melhor e mais ousada em I'm with you (2011).


O álbum é o primeiro sem o guitarrista John Frusciante. Em seu lugar, está agora Josh Klinghoffer, amigo pessoal dele, que influenciou no processo de produção desse novo álbum. É impossível não perceber que as guitarras dos Peppers estão mais pesadas e distorcidas, diferente dos timbres predominantemente leves de Frusciante.

O que fica de mais do mesmo dos Peppers em I'm with you é a levada funk bem característica como no single The Adventures of Rain Dance. Essa música, eu penso não ser uma das melhores do álbum, levando-se em conta o refrão fraco e a uniformidade musical que cansa os ouvidos, mas que é muito bem superada com a quebra rítmica de Ethiopia, quarta faixa do álbum.



O que também fica são as levadas dançantes, como no refrão de The Adventures of Rain Dance e na primeira faixa, Monarchy of Roses, que faz referência ao experimentalismo do álbum One Hot Minute. Did I let you know também entra na lista das dançantes, mas traz algo novo ao fazer um apelo claro à músicas latinas, com um ritmo que lembra "lambada" e trompetes que não me deixam mentir.

Algo que surpreendeu meus ouvidos foi a sonoridade do piano marcante em duas faixas: Happiness Loves Company e Even you Brutus?. Essa última, uma das mais expressivas faixas do álbum, mostram como a banda está tentando reinventar o seu som.

Mas quem quiser baladinhas pop na linha Californication, com guitarras limpas, não pode deixar de ouvir Police Station, Meet me at the Corner, ou ainda, Brendan's Death Song, música que talvez possua a melhor linha melódica e arranjos do álbum.

Enfim, acredito que o novo álbum do Red Hot Chili Pepers traz inovações tímidas de modo que a banda conserva sua identidade "Funk Pop Rock", se assim podemos falar. Não é um álbum ruim, mas, com certeza, não chega e não deve chegar aos pés de um Californication, apesar de representar uma qualidade musical muito superior ao fraco álbum Stadium Acadium.

Confira uma pesquisa de como está sendo a recepção do álbum na Internet no link a seguir

Nenhum comentário:

Postar um comentário