terça-feira, 6 de setembro de 2011

Quem é o vilão?

Segunda Guerra Mundial.
Essa expressão logo nos remete a duas histórias: uma de dor, sofrimento e morte, com o mocinho judeu e o vilão alemão; outra de luta, morte e vitória, com o mocinho americano e o vilão alemão.
Que tal uma história de dor e sofrimento, perseverança e vitória com mocinho e vilão alemães? E uma em que a morte possa se defender? E uma que fale de como a paixão pelo livro pode salvar a sua vida? "A menina que roubava livros", de Markus Zusak, é essa história.

Liesel Meminger é uma garota alemã que é entregue a uma família adotiva durante a guerra. Ela não sabe ler, mas é fascinada por livros, e a sua primeira aquisição foi um exemplar de "O Manual do Coveiro" recolhido oportunamente no enterro do irmão.
A história, narrada pela morte, mostra todos os pontos de vista dos alemães durante a 2ª guerra, aqueles ludibriados pelas palavras de Hitler, aqueles totalmente aversos a esses ideais, aqueles que também foram vítimas da circunstância.

No tocante à leitura, a paixão por livros de Liesel tanto a induz a cometer pequenos delitos para adquiri-los, como acaba confortando pessoas durante um alarme falso, servindo como disfarce numa fuga, mantendo a sanidade mental durante um período de reclusão e salvando a vida de Liesel num ataque aéreo.

No fim, percebemos que tanto o vilão quanto o herói da história e da História não são pessoas, mas palavras. São elas que possuem o poder de confortar e iludir, informar e enganar. Podem ser apaixonantes e aterrorizantes. Os seres humanos são meras marionetes presas a cordas, que são as palavras; eles ganham destaque quando tomam posse da cruzeta (suporte que prende os fios) e passam a tentar comandar o enredo da H(h)istória.


"Odiei as palavras e as amei, e espero tê-las usado direito"

3 comentários:

  1. Uau Luizinha, está escrevendo muito bem, meu bem. Literatura, este é realmente seu espaço neste blog, a sua cara, e esta resenha (que já me fez, embora sem a mesma sensibilidade) prova isso!
    Parabéns a você e aos outros membros pela iniciativa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, sua linda.

    E o livro é excelente. =)

    ResponderExcluir