quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Mostra de filmes na Vila Das Artes

Finalmente começou! Começamos! Depois de curtir o Indie Rock que o Murilo explicou e o livro "A Menina Que Roubava Livros" do qual a Luiza falou, eu trago pra vocês um programa legal para esta semana: a Mostra 11 de Setembro, na Vila Das Artes.

Neste domingo, o ataque terrorista de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, completa 10 anos. A data ficou marcada na memória internacional e inspirou e ainda inspira muito medo no mundo inteiro. Mas há quem acredite que tudo não passou de uma grande farsa. Vários filmes (ficções e documentários) foram produzidos a partir da temática, cada um com uma proposta e estilo diferentes.


Partindo disso, a Vila Das Artes oferece, a partir de amanhã (08), a Mostra 11 de Setembro. A mostra será organizada pelo Grupo 24 Quadros, formado por alunos e ex-alunos da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes. Desde junho deste ano o grupo tem organizado algumas mostras de filmes na Vila Das Artes. Já foram realizadas exibições de obras de George Romero, Bernardo Bertolucci e Zé Do Caixão. Serão exibidos quatro filmes, um por semana, com a temática do 11 de setembro. Depois das exibições serão realizados debates sobre a abordagem dos filmes. A mostra se estende até o dia 29/09.

O longa-metragem exibido amanhã é o documentário Fahrenheit 9/11 (sinopse), produção de 2004 do polêmico Michael Moore

Trailer de Fahrenheit 9/11:




Nas semanas seguintes, os filmes exibidos serão: Medo e Obsessão (2004), 11 de setembro (2002) e Vôo United 93 (2006), sempre às quintas-feiras.

No dia 15/09, será exibida a ficção Medo e Obsessão (sinopse) dirigida por Wim Wenders também lançada em 2004. O filme ganhou o Prêmio UNESCO no Festival de Veneza. Estão presentes no longa-metragem os atores Shaun Toub (Crash - No Limite) e Michelle Williams (Dawson's Creek e Brokeback Mountain).

Trailer de Medo e Obsessão:




O meu preferido será exibido no dia 22: 11 de setembro. O filme de 2002, produzido pelo francês Alain Brigand, é composto por 11 curta-metragens de 11 diretores de diferentes países: Irã, França, Egito, Bósnia-Herzegovina, Burkina Faso, Reino Unido, México, Israel, Índia, Estados Unidos e Japão. A proposta do filme é mostrar as diferentes visões de vários países sobre o ataque terrorista e mostrar que não só os Estados Unidos foram afetados nessa história. Os meus três curta-metragens preferidos são o do Reino Unido, do diretor Ken Loach, que mostra que o Chile também teve um 11 de setembro na sua História; o da França, do diretor Claude Lelouch, que conta a história de um fotógrafo que trabalhava nas Torres Gêmeas e escapou da morte no dia do ataque; e o dos Estados Unidos (o mais emocionante!), dirigido pelo gênio Sean Penn, onde um velho viúvo redescobre a luz do Sol - e da vida - pela janela sem saber que para isso uma tragédia aconteceu.

Curta-metragem do Sean Penn:





Por último, no dia 22/09, será exibido o filme Vôo United 93 (sinopse) que conta sobre a decisão dos passageiros de um dos vôos sequestrados pelos terroristas de derrubar o avião e evitar que mais um ataque acontecesse.

Trailer:





A Vila Das Artes fica na rua 24 de Maio, 1221, Centro. Próximo à faculdade de Direito.

Um comentário: