quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Um festival de festivais

Voltando aos planos iniciais da semana passada...

Eu não sei vocês, mas eu já percebi cá pelas minhas contas que o mês de outubro costuma ser o mais interessante e agitado do ano em Fortaleza. E é nesse abençoado mês que vão acontecer os quatro festivais mais esperados (tirando o Rock In Rio, claro!, porque esse não está dentro das condições econômicas da maioria de nós): Oktoberfest Ceará, Jeri Sport Music, Festival das Juventudes e Festival de Cultura da UFC. Calma, você não vai precisar passar o resto do seu tempo livre me lendo falar sobre todos eles. A grande estrela do dia vai ser o Festival das Juventudes.

O Festival não é, afinal, feito só de shows. Tão importante quanto saber que Arnaldo Antunes e  Lenine vão nos dar o ar de suas graças, é saber que existe um evento maior por trás disso, promovendo debates, oficinas e troca de ideias. Para conhecer melhor o evento, é importante entender qual é a sua proposta e o que rolou na primeira edição, em 2010.

O Festival das Juventudes é acima de tudo um encontro. Um encontro de jovens. Jovens de todos os lugares, de todas as idades, de todas as raças, de todos os movimentos. E o intercâmbio de ideias é a intenção maior. O tema do evento no ano passado foi “América Latina e as lutas juvenis”, que propôs a troca de experiências das diferentes formas de organização da juventude brasileira e de outros países da América Latina. Os debates e oficinas oferecidos (classificados como “atividades autogestionadas”) trataram não só de questões políticas e sociais, mas também de dança, fotografia, música e outras artes; e uma das conferências organizada pelo evento tinha como título “Mobilização Social: A Participação da Juventude nos Processos de Mudança na América Latina”. (A programação completa e os nomes das bandas que tocaram no ano passado aqui)

O tema deste ano será “O Canto de um novo mundo”. Nas palavras dos próprios organizadores, “a palavra “canto” significa música, expressão de vontades, anseios, ideias. Mas também pode lembrar canto significando lugar, espaço, momento. O Canto onde é possível cantar, um lugar que ao invés de ter silêncio dos dias atuais, do capital que espolia os povos e coíbe a nossa capacidade inventiva, prevalecerá o canto das juventudes.” Lindo, né? 
Os nomes das oficinas e debates e a programação definitiva ainda não foram divulgados, mas o que já se sabe é que em se tratando de música o festival não vai deixar a desejar. Alguns dos nomes confirmados são Lenine, Mart’nália, Arnaldo Antunes e Ponto de Equilíbrio.


O Festival das Juventudes acontece entre os dias 08 e 11 de outubro e oferece espaço de acampamento e refeições com preço camarada (R$3). 

Simplesmente im-per-dí-vel!


PROGRAMAÇÃO PRA SEMANA

3 comentários:

  1. Que lindo!!! Só vi agora que a Camila colocou o debate do Palavras de Liberdade... Emocionei-me.

    E, falando em programação cultural, eu tenho uma!!
    Sábado e domingo, no Dragão do Mar, a peça "Navalha na Carne", adaptada do texto de Plínio Marcos. Eu acho que vale muito a pena...

    ResponderExcluir