sábado, 10 de setembro de 2011

Planeta dos Macacos de 68 e A Origem: uma experiência possível.



7 de setembro, feriado da independência, jogo do Brasil e eu a caminho do cinema para assistir Planeta dos Macacos: A Origem, já muito atrasado por sinal. Porém, no mesmo dia mais cedo, resolvi ver o primeiro Planeta dos Macacos pela primeira vez. Fico pensando porque demorei tanto, mas talvez algumas coisas aconteçam justamente quando precisam acontecer. Foi uma experiência muito interessante ver os dois seguidamente, indico a todos. De uma forma muito especial mexeu comigo e me fez refletir sobre o que nos torna realmente humanos? Mas não vamos nos antecipar demais, passemos aos filmes.

O filme Planeta dos Macacos (Planet of the Apes) foi dirigido por Franklin J. Schaffner e baseado no romance de Pierre Boule: La Planète des Singes. Ele narra a história do ácido e pessimista capitão Taylor (Charlton Heston) e sua tripulação que ficaram 18 meses viajando à velocidade da luz, aterrissando em um planeta desconhecido. Um lugar dominado por macacos inteligentes e também habitado por humanos primitivos, consequentemente escravizados. A chegada de Taylor causa muitos problemas aos símios que querem manter a ordem e os preceitos da fé inabaláveis. Se Deus criou os símios a sua imagem e semelhança, como pode existir um humano que fala e raciocina? Heresia, heresia!

Já em relação ao Planeta dos Macacos: A Origem, não vou mentir, eu estava com toda as reservas possíveis. Pensando comigo, por assim dizer, vai ser uma bosta! Achei que fosse mais um blockbuster de ação, só que dessa vez com macacos. No entanto, o filme me surpreendeu muito e fez a sua tarefa de casa direitinho. Will Rondman (James Franco) é um cientista que pesquisa uma droga, o AZL-112, para curar o Alzheimer. Porém, essa droga amplia absurdamente a inteligência dos símios e se mostra mortífera para os seres humanos. César (Andy Serkis), o chipanzé super inteligente de Will, vai liderar a rebelião símia. 

Eu gostaria de falar sobre um fato que muito me chamou a atenção no filme. As referências e homenagens feitas ao original. Logo para começar, a mãe de César ganha o nome de Bright eyes (olhos claros), justamente o nome que Taylor ganha da Dr. Zira no primeiro filme. Também algumas falas foram tiradas do original como: “You damn dirty ape!” e “It’s a madhouse! A madhouse!”. Há uma cena que César brinca com um estátua da liberdade em miniatura, fazendo menção ao final antológico do filme original. Existem muitas outras, mas essas foram as que mais me chamaram a atenção. 

Voltando ao debate do início do texto. Planeta dos Macacos traz questionamentos muito interessantes sobre a filosofia e a religião. Será mesmo que somos a criação mais evoluída da natureza? Homem, maravilha do universo? Então porque ainda guerreamos com os nossos vizinhos e deixamos morrer de fome as crianças? Vocês finalmente conseguiram. Seus maníacos! Não são palavras minhas, são do capitão Taylor. Pense bem...

Planeta dos Macacos (1968):



Planeta dos Macacos: A Origem (2011):


3 comentários:

  1. Acho que todos os filmes da sequência original do Planeta dos Macacos merecem ser vistos. Entender o paradoxo temporal que dá origem a supremacia dos símios é algo arrepiante. Já o remake recente do Tim Burton não recomendo muito. Tenho muita expectativa em cima desse Planeta dos Macacos: A origem, principalmente por conta do James Franco :9

    ResponderExcluir
  2. quando eu soube q iriam fazer esse preludio, eu tratei de assistir, pela primeira vez, toda a franquia clássica. como isso jah faz um tempo, eu nem percebi q as referências ao original eram tantas, mas vc q assistiu aos dois no mesmo dia, pôde reparar nisso melhor do q ninguem! mas teria sido bom vc assistir aos outros filmes da franquia tb, pq akele "nao" q cesar profere pela primeira vez vai totalmente de acordo com a historia contada pela dr. zira no terceiro filme, e pra kem se lembrou disso na hora, tornou-se a melhor cena do filme! valew pelos textos e pelas informações sobre a referencia, realmente tenho q assistir aos dois novamente!

    ResponderExcluir
  3. Gostei do comentario do Thiago pois eu não me lembrava mais do primeiro filmede 68,me deu mais vontade de assistir o ultimo a origem.valeu continui assis dando sua opinião pois vale muito.Obrigado.

    ResponderExcluir