terça-feira, 20 de setembro de 2011

O livro que NUNCA acaba

Já aconteceu com você de lhe contarem uma história fabulosa/incrível/maravilhosa, que lhe deixou super empolgada(o)? Aí você descobre que aquela história fantástica é de um livro, e o que você faz? Vai direto atrás de ler aquilo porque você achou muito, muito legal. Então, você finalmente está com o livro em mãos, começa a ler e.... zZzZZzzz... dorme! ¬¬
Na verdade, não mentiram pra você; a história REALMENTE é muito boa. Mas a leitura é chaaataaa....

Entretanto você é guerreira(o) e não vai desistir da leitura assim tão facilmente. Então você lê. Lê. Passa uma página. Mais uma. E outra. E... você não saiu do lugar!! 
As páginas se multiplicam, o livro aumenta de tamanho, as letras diminuem. Aí começa a bater aquele desespero:  "ESSE LIVRO NÃO ACABA NUNCA?".

Você pára. Respira. Mede a grossura de folhas lidas e de folhas a serem lidas. E não é que você já está na metade...
A coragem se restabelece. Você respira fundo, toma fôlego, volta à batalha e... zzZZzzZz... é mais uma vez vencida(o) pelo cansaço. "Mas eu já cheguei tão longe... tá faltando tão pouquinho..."

Água no rosto, xícara de café na mão. Um mês se passou e você FINALMENTE conseguiu terminar aquele livro*!!! Foi uma luta árdua, tensa e dolorosa, mas você conseguiu, venceu!

"Gente... consegui terminar de ler o livro!!"
"Comassim conseguiu, cara pálida? Esse livro só tem 100 páginas!"

É... acontece!
Já aconteceu comigo.
"Viagens de Gulliver", "O Morro do Ventos Uivantes", "Geração Beat", "O Historiador", "Madame Bovary", "Aves de Arribação". Esses foram alguns dos MEUS desafios.
Livros realmente bons, com histórias fantásticas, mas... não tão dinâmicos assim. Seja pela quantidade de descrição, pelo tom técnico, pelas pausas narrativas, pouca ação, demora da ação ou pelo simples fato de o autor enrolar demais pra falar uma coisa que ele poderia ter resolvido em um parágrafo.
Mas há quem tenha adorado a leitura. É tudo questão de compatibilidade.

Os meus desafios. E até que valeram a pena...

A reflexão desse post é: Por isso que tem gente que não gosta de ler. Não é que ler seja ruim; a pessoa que teve o azar de ter tido um experiência dessas e de não ter insistido para ter o prazer de pegar um livro compatível com a sua própria dinâmica de leitura.

--
*Geralmente eu leio um livro em, no máximo, uma semana.

10 comentários:

  1. Gente!! Ali na fotinha é O Morro dos Ventos Uivantes? Eu gosto! =~~

    ResponderExcluir
  2. Eu também gostei... Mas eu DEmorei pra conseguir terminar.

    ResponderExcluir
  3. "Aves de Arribação" e "A Casa" foram dois livros que me deixaram totalmente LOUCO.

    Mais aí você entra na faculdade e conhece Milton Santos, Ratzel, Vallaux e por aí vai e a vida fica uma merda só =~~


    massa o post, parabéns a vocês pelo blog, e sucesso.


    P.s. Tomei coragem e mergulhei de cabeça na "Guerra dos Tronos", ou seja, páginas aos montes !!!

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkk

    Acho que essa má experiência que você fala é realmente o cemitério da leitura para muita gente, eu me deparei com livros assim quando comecei a pegar o gosto pela leitura, aconselho livros mais "fáceis" de ler pra quem ta pegando o gosto ainda!

    =D

    Parabéns pela postagem, adorei!

    o/

    ResponderExcluir
  5. heheh....o pior q é a pura verdadeeee!!!!
    Parece q é o mesmo esquema para todosss...!!
    a minha experiência foi com "a menina q roubava livros" e "os bruzundangas" (desse eu não sai da 1ª folha ¬¬')...

    Ótimo post, amigaaa!!
    beijoooo!

    ResponderExcluir
  6. Tive os mesmos problemas com "Aves de Arribação" e agora estou tomando coragem para começar "O nome da Rosa", que tem uma história fantástica, mas o livro é grosso e com uma fonte minúscula! hahahaha

    ResponderExcluir
  7. ahhahahah já tive vaaaaaarias experiencias assim.... principalmente umas tentativas de leitura de levar a teoria pra um romance (quem faz psicologia que nem eu deve entender que todo cuidado é pouco!) Já no quesito literatura provavelmente alguns paradidáticos(é o novo!) tiveram um lugar de destaque em ser livro sem fim Oo

    To adorando o blog galera!abçs

    ResponderExcluir
  8. auhauhauhauhaa, que é que nunca mediu o tanto de folhas lidas com o tanto que faltava? hauhauhauha
    acho que Aves de Arribação é um exemplo clássico, o livro realmente é bom, maaaaaaaaaas, senhor, a leitura dele é muito ruim.
    Eu "conheci" as viagens de Gulliver a muito tempo atrás, tenho aqui em casa um versão pequeninha....
    E para exemplo de livros intermináveis eu tenho 2. Primeiro é o "O Senhor dos Anéis", ok ok, eu nem me esforcei de verdade para lê-lo, mas as primeiras páginas não me empolgaram muito, apesar da história ser fantástica.
    E o outro é Eragon, gente, a história até que é bonitinha, mas ele passa o livro todo andando e andando... morno, morno, morno.

    ResponderExcluir
  9. até hoje pelejo pra terminar "a menina que roubava livros"... minha praia são os romances policiais, desde novinha qdo li a primeira vez "o caso dos 10 negrinhos" de ágatha christie, descobri qual tipo de leitura que me fazia nunca mais querer parar de ler! li quase toda a obra dela e vi os filmes baseados em alguns dos livros, são ótimos tbm!

    ResponderExcluir