quinta-feira, 15 de setembro de 2011

E aí, foi de quanto? ARGETINA 80 X 75 BRASIL



Hein? Pois é, são tantos jogos entre esses dois países “rivais” (rivalidade que eu sinceramente nunca entendi) que fica até difícil se concentrar em um só. Mas o placar ao qual me refiro é de longe o mais significativos de todos os recentes confrontos entre as duas nações comumente em “pé de guerra”, mesmo sendo uma derrota. Sim, porque mesmo que o jogo de ontem válido pela Copa Rocca (o que é isso mesmo?) represente a possibilidade de um título, a derrota sofrida pela seleção brasileira de basquete na final do torneio sul-americano garantiu uma vaga na já esperada Olimpíada de Londres em 2012. Mas aí eu pergunto: você sabia que o Brasil estava disputando a vaga no pré-olímpico de basquete? Talvez não, mas uma coisa eu lhe garanto, valeu muito mais a pena assistir o jogo de basquete do que o de ontem à noite, que, me perdoem a sinceridade, foi até bom, mas não valeu de nada.

Fica pra depois.

Mas por falar em Copa Rocca, você sabia que a competição já foi disputada 11 vezes, sempre com dois jogos e sempre entre Brasil e Argentina e que o nosso país já levou o troféu 7 vezes pra casa? E que Pelé teve sua estreia com a amarelinha em um dos jogos da edição de 1957? E que em 1971 o título foi dividido? Mas enfim...

Após 15 anos longe de solo olímpico a seleção brasileira de basquete finalmente terá a oportunidade de disputar umas das competições mais bonitas do mundo. As Olimpíadas. A classificação foi de fato emocionante, sendo garantida com uma derrota para o maior rival, a argentina, mas a emoção foi tanta que vários dos antigos astros do basquete brasileiro vieram a público para comentar sobre o resultado do time e discorrer sobre o potencial e chances da nossa seleção no torneio de Londres em 2012. E é de fato emocionante ver aqueles senhores de idade (peço desculpas pelo termo) que uma vez, há muitos anos, já defenderam a camisa da seleção brasileira chorarem com a vitória da nova geração do esporte que tanto amam e que até hoje define a vida de alguns deles. Mas como nem tudo são flores, a vaga para as olimpíadas não foi o único assunto discutido durante a última semana quando se fala sobre o basquete brasileiro e, infelizmente, muito tem sido dito e comentado sobre os pedidos de dispensa feitos por Leandrinho Barbosa, Ala do Toronto Raptors, time da NBA e Nenê Hilário, pivô do Denver Nuggets, também da NBA. Os dois alegaram problemas pessoais e nem fizeram parte do grupo que treinou durante a preparação para o pré-olímpico e até aí tudo bem, os dois vieram de uma temporada longa pela liga de basquete nos Estados Unidos e teriam todo direito do mundo de descansar e se poupar para chegar bem fisicamente em Londres, mas faltou um pouco de sinceridade por parte dos dois, já que seria muito melhor ter assumido o cansaço do que fingir ou inventar desculpas envolvendo “problemas pessoais”, o que provavelmente lhes custará uma vaga no time que disputará as olimpíadas. Até porque já tá na hora de alguém abrir a boca pra falar algo realmente significativo, sim, porque há muito por trás desses pedidos de dispensa, mas pouco se comenta sobre. Seria muito fácil esculachar com os caras agora porque eles não jogaram o pré-olímpico, mas pouco se sabe sobre as poucas e boas que os atletas já tiveram de enfrentar por culpa da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), por puro descaso da entidade. Engana-se quem pensa que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é a única confederação esportiva a funcionar bem no nosso país. Não, ela é a única que PARECE funcionar. Muitas das outras entidades máximas do esporte nacional são dignas de serem comparadas com verdadeiros amadores. Mas repito, pra mim, a decisão dos dois jogadores em questão não pode ser vista como desrespeito ao país ou à nossa seleção e acho que os dois seriam uma grande ajuda para o time brasileiro que vai à Londres.

Prestemos mais atenção no Basquete brasileiro, ele ainda pode nos dar muitas alegrias.

Mas até onde eu me lembro, vivemos no país do futebol, né? Sobre o jogo de ontem eu tenho somente uma coisa a dizer: se quiserem chutar a bola pro gol, já podem, viu?

4 comentários:

  1. Com certeza o basquete brasileiro merece mais atenção, concordo bastante com isso, e eu acho que isso vai começar a mudar com essa classificação para as Olimpíadas. Classificação essa que foi garantida por conta da vitória em cima da República Dominicana nas semi-finais, e não por conta da derrota para a Argentina. Em relação aos jogadores que pediram dispensa da convocação para a seleção na disputa do Pré-Olímpico, na minha opinião eles não deveriam ser convocados. Exceto o Anderson Varejão, esse merece sim, pois no caso dele realmente havia uma lesão que o impossibilitava de jogar. Seria desmoralizante para grupo que conseguiu a classificação convocar jogadores que simplesmente abandonam sua seleção quando ela mais precisa deles. O Nenê praticamente sempre pede dispensa, e o Leandrinho alegou que estava se recuperando de uma lesão, mas na semana seguinte já estava treinando pelo Flamengo. Confio muito mais no grupo que quis defender a seleção e fez por onde ela conseguir a classificação!

    ResponderExcluir
  2. bruno, só quis dizer que a classificação foi conseguida no pré-olímpico mesmo com a derrota na final para a argentina, mas não queria falar mais do torneio em si pra não me estender mais ainda no texto. ;D e sobre a convocação, vai ficar na mão do Rúben. se esse grupo conseguiu a classificação tem plenas condições de disputar as olimpíadas. ;D

    e valeu pelo comentário aí. talvez tenha deixado a entender mesmo. ;D

    ResponderExcluir
  3. Bom texto, Samuel. E grande. ^^
    Da próxima, se tu dividir em mais parágrafos, pra internet, dá a sensação que o texto é menor. #ficaadica

    Quanto aos comentários sobre o conteúdo, vamo lá. Não vi o jogo de futebol. Só ouvi. Na redação, só escutava o povo reclamando, dizendo que "É bom que a porra do técnico cai logo!". Não acho que o Mano rode com esse jogo véi não. Mas enfim, é foda falar disso, né. Nunca fui com a cara ou o estilo de jogo do Mano. Ainda mais com essa veia corinthiana, dele, mas enfim.

    Quanto ao basquete, ah, que se foda a final contra a Argentina! Tamo nas Olimpíadas, caralho! É isso que importa! E sobre os caras da NBA, concordo com a declaração do Huertas (Ou foi o Guilherme?) de que isso só será pensado mais tarde. Mas não nego. Se eu fosse o Magnano, não levava não. To com o Bruno, ai. Só levaria o Varejão.

    Mas ai tinha que ver quem sai, né... ;]

    Abraço, cara!

    ResponderExcluir
  4. valeu, juss! também concordo. se fosse eu, só levaria o Varejão.. até comentei que se esse time chegou nas olimpíadas ele tem todas as condições de competir lá. mas depende mesmo é do Magnano.

    e perder na final sempre é frustrante, né? mesmo sabendo que parte desse time argentino não chegará aos jogos olímpicos não é legal perder, seja pra quem for. :P

    e valeu pela dica do tamanho. ;D
    abraço.

    ResponderExcluir