sábado, 12 de novembro de 2011

When you have to shoot, shoot, dont talk!


Devo confessar que não sou um grande conhecedor de filmes westerns ou de faroeste, ou como queiram chamar, na verdade estou sendo bem eufêmico, a verdade é que sei praticamente nada. Porém, depois de assistir The Good, the bad and the ugly ( Trê homens em conflito) sinto que vou entrar em um frenesi para assistir filmes westerns, principalmente os do senhor Sergio Leone.

Sergio Leone foi um diretor italiano que popularizou mundialmente o gênero western spaghetti, só um minuto eu explico. Western Spaghetti era um gênero de filmes produzidos na Itália, em uma região chamada Almería que se parecia muito com velho oeste americano. Uma maneira do cinema europeu faturar em cima da popularidade dos filmes de bang-bang americanos. Apesar desse objetivo bem comercial gênios como Sergio Leone se sobressaem.

The good, the bad and the ugly, prefiro chamar assim a tradução é muito infame, faz parte da Trilogia dos Dólares. No qual Por um Punhado de Dólares (1964) é o primeiro, Por uns Dólares a Mais (1965) é o segundo e logo em seguida em 1966 vem o filme que já estou falando. Clint Eastwood ainda novato na carreira vai estrear as três películas.

A história do filme se desenlaça em torno de três personagens principais. O bom não tem nome e é conhecido como Blondie (loiro) feito pelo ator Clint Eastwood, ele vive do dinheiro da recompensa de bandidos procurados. O mau é conhecido como Angel's Eyes (olhos de anjo) feito pelo ator Lee Van Cleef e é um matador de aluguel sanguinário. O feio é chamado de Tuco encenado por Eli Wallach, um assaltante-falsificador-beberrão-polígamo-carismático vagabundo. A primeira vista não parecem ter muito coisa em comum, mas 2000 mil dólares enterrado em um cemitério vai unir a trajetória desses três pistoleiros.

Se você espera ver um mocinho e um vilão nos moldes clássicos, está perdendo o seu tempo. O filme explora muito bem a relação de pessoas que vivendo em uma meio inóspito e violento, um lugar onde os fracos não tem vez, têm de sobreviver a todo custo. A filme também é repleto de frases de efeito como eu a que já usei para o título e outras mais.

A trilha sonora também é um algo a mais. Quem não sabe assobiar a música clássica dos filmes de faroeste, mesmo sem saber de que filme ele pertence? Feita pelo compositor, arranjador e maestro Ennio Morricone, dá um carga dramática muito maior. Vou colocar o link abaixo para refrescar a memória de algum leitor mais esquecido.

Tema do Filme




Vai a versão do Metallica de bônus também para vocês!


O que também me chamou atenção foram os closes nos rostos dos personagens, tentando focar as suas expressões ao máximo e criando ambientes de tensão. O ápice é na última cena do filme no qual os três vão ter o confronto final e ouso dizer que uma das cenas mais lindas do filme. Não tem como descrever, só assistindo para sentir o que eu senti.

Não estranhem se me virem barbado, com camisa xadrez, fumando um charuto, usando chapéus de abas largas e com cara de poucos amigos, filmes me influenciam muito, principalmente os bons.

The Good, the bad and the ugly (1966)





3 comentários:

  1. Gostei de como descreveu (:
    É bem isso mesmo...
    Só não gostei mais, pq vc não disse que o Clint esta um gato, rs.

    :***

    ResponderExcluir
  2. Falo isso agora, o cara tá um GATO! Um dia eu chego nesse nível de testosterona! ahaehahehe

    ResponderExcluir
  3. Olhaí... acho que depois de ler isso, finalmente, eu faço a vontade do Filipe e assisto ao filme.
    Tava só esperando por um incentivozinho ;p

    ResponderExcluir