domingo, 18 de dezembro de 2011

Porque o Santos vai ganhar do Barcelona?


Alguns dias atrás tivemos a chance de ver mais uma bela apresentação de Messi e companhia em uma grande vitória sobre o seu maior rival, o Real Madrid, que entrou em campo com um esquema tático incrivelmente parecido com o que o time santista pretende começar a partida de daqui a pouco contra o time catalão, mas onde José Mourinho e Cristiano Ronaldo falharam, Muricy e Neymar podem sair vitoriosos.


Pra quem não viu o último clássico espanhol vale ressaltar a informação que os madrilistas abririam o placar com Benzema, marcando com pressão em cima da defesa do Barça, muitas vezes com dois jogadores em cima de quem estivesse com a bola. O Real Madrid entrou no jogo o esquema tático usual, 4-2-3-1, o que, contra o tradicional 4-3-3 do Barcelona funcionou muito bem, levando vantagem durante boa parte da primeira etapa, até que Pepe Guardiola rodou o carrossel catalão e mudou o time para o 3-1-3-3, o que deu mais liberdade aos jogadores do Barça atrás das linhas de marcação do Real.


Porque com Santos pode ser diferente se o esquema que o time brasileiro, provavelmente, apresentará na final do mundial é praticamente igual à do time de José Mourinho?  Porque o santos tem Elano.

Difícil acreditar que a chave do jogo pro time santista seja uma dos jogadores mais criticados da era Dunga na seleção brasileira, mas se o santos apertar a marcação em cima dos zagueiros do Barcelona e dificultar a saída de bola pode acabar abrindo o jogo em uma roubada de bola em que Neymar, Ganso, ou Borges fiquem no mano-à-mano contra um dos jogadores de defesa do time catalão, e na hora que o carrossel rodar e o Barça sair do 4-3-3 pro 3-1-3-3, como fez contra o Real, o time santista vai precisar se valer da capacidade de Elano de executar diferentes funções quando, se não quiser levar a medalha de prata, mudar do 4-2-3-1 pro 4-3-2-1, para não dar espaços para Iniesta, Messi, Xavi, Daniel Alves (que deverá jogar mais avançado como um ala depois da rotação) e provavelmente Pedro, que deve entrar no lugar de Alexis Sanchéz.


Outras peças-chave:

Durval: deve dar lugar à Leo ou outro jogador mais rápido, pois muito provavelmente se continuar no time, o experiente zagueiro será presa fácil para a velocidade e dribles de Pedro.

Neymar: mais importante do que marcar gols, o craque do Santos será muito importante na hora da marcação, que dependendo da rotação do Barça deverá ser em cima de Daniel Alves (Ganso também terá papel importante no lado defensivo do jogo, dando suporte na marcação de Xavi e Fabregas, deixando Busquettes para Borges).

Arouca+Henrique+o resto da zaga santista: terão um dos papeis mais difíceis de todos, marcar Messi, Iniesta e Pedro, ficando sempre atentos às investidas de Fabregas, Xavi e Daniel Alves. Não vai ser nada fácil, pois quando o time do Barcelona começar a tocar a bola e rodar posições é possível que isso gere uma grande confusão e o time comece a se preocupar quem deve marcar quem. Vai ser preciso atenção em dobro, ou até mais.

Há quem diga que o Barcelona já está com as duas mãos na taça, mas pode ser que tenhamos uma surpresa brasileira nesse mundial de clubes. Pelo menos esperemos, até porque “Santos campeão do mundial” tem 13 letras. Eu sei, não tem, mas e daí, o que vale mesmo é torcer.

Bom espetáculo pra vocês, porque vai ser um jogão! 


3 comentários:

  1. a intenção foi boa, todo mundo tava esperançoso mas não deu

    ResponderExcluir
  2. Muito bom macho, eh isso ai! Digamos que o Muricy nao te escutou!! rss
    Mas em meio a esquemas, tatica e tudo mais, pra mim o Santos perderia de qualquer jeito, sendo que oq faltou mesmo foi mais dedicacao e apetite desse meio-campo! Valeu!

    ResponderExcluir