terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Basta imaginar

Hoje eu estou numa vibe meio cambiante, pensando sobre o ato de pensar.
Então, por que não aproveitar essa teorização do pensamento no campo que mais estimula a imaginação? Falemos sobre o processo da leitura.

É como se desse pra entrar no livro
Não sei se acontece só comigo, mas quando eu leio um livro, eu estou fazendo mais do que lendo um livro. Eu entro no livro. Eu vivo a história e me transformo em um personagem. Não necessariamente no principal. Eu apenas estou lá. Esse deve ser o motivo de eu não conseguir ler mais de um livro ao mesmo simultaneamente.
Uma boa alegoria é o FILME "Coração de Tinta" (ainda não tive a oportunidade, ainda, de ler o livro), no qual o personagem principal tem o dom de dar vida a elementos dos livros.
A história ganha vida.


Quando eu leio uma história sobre dragões, eu consigo sentir a aspereza da pele do dragão, sentir o calor de suas chamas e até um cheiro de queimado.
Num romance, eu me apaixono pelo mocinho (e, porque não, pelo vilão).
Numa luta, eu vibro a vitória, sinto a derrota, sou ferida, mas continuo levantando pra lutar.

Eu já voei, respirei de baixo d'água, fiz mágicas, matei, salvei alguém. Fui mocinha e fui bandida. Vivi grandes amores, perdi grandes amores. Casei, separei, tive filhos, morri. Viajei, conheci o mundo, fiquei em um só lugar. Respirei o ar do campo, me intoxiquei com a poluição da cidade. Acima de tudo, fiz descobertas e vivi intensamente.


Ler não é um apenas um hobby. É um estilo de vida. Ou melhor, é ter várias vidas.
Você pode ser quem você quiser! Basta imaginar...

Se eu acredito em tudo o que leio? Eu não acredito em quase nada. E acredito em tudo. Quando o livro está aberto, aquela é a minha realidade.
Se eu acho que a minha vida vai ser igual aos livros? Eu bem gostaria... mas tenho certeza que não. O segredo é só se deixar iludir enquanto as páginas puderem ser viradas. Quando não der mais, é só pegar um outro livro, começar uma nova história, ter uma nova vida, viver uma nova ilusão.
Ou, quem sabe um dia, eu escrever o seu próprio livro. Ainda espero/quero escrever o meu.


Livros (Caetano Veloso) by biadionisio

Nenhum comentário:

Postar um comentário